The blog that will turn the world around... click here to check it!

PAREDES VERMELHAS de João Albuquerque The blog that will turn the world around...

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Militar acusado de matar cadete com pena suspensa de ano e meio

Tribunal de Sintra considerou tiro acidental um crime de negligência grosseira

O militar acusado de em fevereiro de 2010 ter baleado mortalmente um cadete da Academia Militar, na sequência de um tiro acidental, foi condenado, nesta sexta-feira, a um ano e seis meses de prisão com pena suspensa.
Para a juíza, ficou provado que o arguido, Luís Canhoto, atuou de forma «indesculpável e leviana», confirmando-se o crime de negligência grosseira. «Apesar de não estar familiarizado com a arma em causa, [o arguido] conhecia as normas de segurança que são adstritas a qualquer arma, independentemente das suas características», argumentou, no Tribunal de Sintra.
Embora tenha «desrespeitado gravemente» as normas de segurança exigidas, o que resultou na morte de outro cadete, o tribunal considerou que Luís Canhoto se mostrou, ao longo das audiências de julgamento, «arrependido».
A juíza afirmou ainda que a consequência do ato do arguido foi fruto de uma «cadeia de negligências por outros capitães e oficiais» que não foram, contudo, acusados judicialmente.
Acusado do crime de homicídio por negligência grosseira, o arguido poderia cumprir uma pena até cinco anos de prisão, mas a juíza deliberou atribuir-lhe uma pena de um ano e seis meses em regime de suspensão.
Além disso, terá de pagar 800 euros nos próximos oito meses à Caritas Portuguesa.
No final da última sessão de julgamento, a advogada do arguido, Patrícia Viçoso, adiantou aos jornalistas que a defesa vai «analisar a pena e ponderar se se avança com recurso ou não»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, divulgue e fale. Denuncie. Os Segredos do Mundo são para si!
Peço o favor de não utilizarem termos menos próprios, sob a hipótese de o comentário ser removido. Comentários ofensivos pessoais para o autor do blog, como se tem vindo a verificar, são também desconsiderados, visto que o objectivo deste blog é difundir e denunciar atitudes menos próprias, que se passam no interior de instituições como estas.