The blog that will turn the world around... click here to check it!

PAREDES VERMELHAS de João Albuquerque The blog that will turn the world around...

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dez militares do Curso de Comandos continuam internados em Lisboa

Em Setembro de 2015 a vida continua no interior das Paredes Vermelhas do Exército Português. Nega-se abusos ou coação. Nega-se violência. É tudo normal. Sabe o que é uma MARCOR? Sabe como funcionam este tipo de sessões? Acha que para formar militares ou qualquer outra profissão é necessário morrer alguém ou sofrer ao ponto de poder ficar com lesões irreversíveis como uma rabdomiólise que pode levar a que um doente fique em hemodiálise para o resto da sua vida?
Deixo as perguntas... e deixo algumas respostas no artigo que se segue e em Paredes Vermelhas...
Até quando?

"Oito dos formandos estão hospitalizados desde o dia 2 - um nono elemento teve alta hospitalar nesse mesmo dia -, tendo dois outros militares deste curso dado entrado nas urgências, na sexta-feira, e sido encaminhados depois para as enfermarias.

Dez militares do Curso de Comandos continuavam esta segunda-feira internados no Hospital da Forças Armadas (HFA), em Lisboa, oito nas enfermarias e dois na Unidade de Cuidados Intensivos, disse à agência Lusa o diretor clínico desta unidade hospitalar.

Os dez militares do 125.º Curso de Comandos, com idades entre 18 e 33 anos, estão hospitalizados com lesões causadas por uma das provas físicas, realizadas a 29 de setembro, no Campo de Tiro de Alcochete, denominada de 'marcor', que combina marcha com corrida.
Oito dos formandos estão hospitalizados desde o dia 2 - um nono elemento teve alta hospitalar nesse mesmo dia -, tendo dois outros militares deste curso dado entrado nas urgências, na sexta-feira, e sido encaminhados depois para as enfermarias.
Segundo o diretor clínico do HFA, o estado de saúde dos oito formandos internados nas enfermarias "está a evoluir bem" e prevê-se que tenham alta hospitalar "em breve".
Em relação aos dois formandos que permanecem nos cuidados intensivos, o coronel-médico Jácome de Castro disse que um dos militares "está a evoluir muito favoravelmente", enquanto o outro formando encontra-se "estável e sob vigilância".
Numa resposta escrita enviada hoje à Lusa, o porta-voz do Exército, tenente-coronel Gois Pires, explicou que os formandos hospitalizados nas enfermarias "recuperam de lesões inflamatórias da pele e tecidos subcutâneos".
Um dos militares que permanece nos cuidados intensivos teve um diagnóstico de rabdomiólise (lesão muscular), que afetou as funções renais, enquanto ao outro formando foi-lhe diagnosticado um pneumotórax.
O porta-voz do Exército acrescentou que "o processo de averiguações, aberto pelo Exército, encontra-se a decorrer", acrescentando "ser prematuro" avançar já com conclusões.
O Curso de Comandos, que dura 12 semanas, começou a 28 de setembro e conta com 70 formandos."
in SIC notícias