The blog that will turn the world around... click here to check it!

PAREDES VERMELHAS de João Albuquerque The blog that will turn the world around...

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dando voz aos que precisam...

Dando umas voltas pela net, pelo google fui dar a este site:
ForumDefesa.com
Fiquei espantado por ver tantas barbaridades escritas, tantas opiniões de militares e não militares que só por si demonstram a violência e a doença que existe na cabeça de tantos que nos servem nas Forças Armadas....
Continuo assim a dar voz aos que sofrem com a violência e humilhação desnecessárias que se passam dentro das Instituições militares nos dias de hoje....

Como exemplos:

Em 15 de Fevereiro de 2011
"Sou uma mãe que tem um filho a fazer tropa num quartel que fica situado no centro sul. Venho por este meio alertar a todos que fecham os olhos às PRAXES MILITARES.
O meu filho têm sido vitima de um camarada a ponto de o acordar das 23h até às 2h da manhã para o mandar para uma piscina pouco limpa (contaminada), cheguei ao ponto de me encontrar com o meu filho e encontra-lo na rua a dormir cheio de medo.
Em relação a estas acções vergonhosas neste quartel ninguém se opôs tenho esperança que haja alguém que possa ajudar acabar com estas praxes.
O meu filho é soldado pronto e não está em formação."


O outro lado/ opiniões de militares: "Epá é assim: sempre foi assim na vida militar. O meu pai e tios disseram mesmo isso. Isso sempre aconteceu, e é normal. Sim é normalissimo. Ele proprio diz que já participou nessa "praxe" quando andava na Marinha. Lá o espirito é de criar união, confiança, camaradagem, honra, dever. E isso funciona como? Uma unidade inteira trabalhando como equipa. Se todos são castigados por causa de um aluno que recusa fazer certas coisas, ou que não esforça, então os outros encarregam-se de o "incentivar". Sempre foi assim e sempre será. Os médias gostam imenso de dramatizar tudo e qualquer coisa, e depois como não é obrigatório o Recrutamento, logo boa parte da população não participa nisso, o que faz com que alguma situações presenciadas ou vistas sejam "chocantes". Deviam pensar que aquilo era muito amor, amigaços do peito, conversinhas de confiança e "acreditar em ti mesmo" :? ...epá é vida militar, aquilo é duro, pesado, e impedioso (não tanto credo). Aquilo acontece de vez em quando, e só porque meteram um video, já é polémico? Para mim a culpa é de não haver obrigatoriedade de servir nas Forças Armadas, por um X de meses, e outra é largamente dos médias, que são uns palhaços que gostam e adoram dramatizar, e escrevem "Agressão, Polémica, Praxe Violenta" e tudo mais alguma coisa só para captar audências.
Uns são mais violentos, outros são mais "chatos" como o do video do recruta, mas tudo vai dar ao mesmo, "incentivo á militar". Atenção que não falo de praxes ou castigos, como levar um poderoso pontapé na boca, pegar no gajo e atirá-lo contra a parede, dar golpadas na cabeça. Pois isso não são praxes ou castigos, são mesmo gajos em que são espancados violentamente. Falo apenas de pancadas que todos nós alguma vez na vida apanhamos."

Chocante, não???

domingo, 30 de outubro de 2011

As praxes no interior do exército embaraçam o ministério da Defesa alemão

O jornal Suddeutsche Zeitung revelou ontem que um soldado apresentou uma queixa à comissão de Defesa do Parlamento relacionada com práticas humilantes num quartel da Baviera.
Entre outras situações os recrutas e jovens soldados serão forçados a beber grandes doses de álcool até vomitarem.
Para o responsável das chefias militares, o que se passa no exército não é diferente do que se passa, por exemplo nas escolas e universidades, a crueldade choca cada vez menos as pessoas. Por isso é um problema de sociedade, mas claro que isto não justifica nada.
Os primeiros casos de praxes violentas remontarão pelo menos aos anos 80, com o conhecimento e cumplicidade das altas chefias militares, segundo um relatório do Parlamento.
Para o ministro da Defesa alemão, há que clarificar estes casos, impedir que se repitam e tomar as medidas adequadas.
Entre os casos citados num relatório, encontram-se recrutas forçados a comer fígados de porco crus, ou a percorrerem despidos as pistas de obstáculos.

sábado, 8 de outubro de 2011

É tudo a roubar - Exército pagou 8 milhões de euros a mais


Exército nega omissão de socorro a cadete que teve morte cerebral

No Globo saiu esta notícia: será mais um caso de brutalidade e indiferença e de abuso físico? Até quando se vai continuar?
"O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) informou nesta quarta-feira, por meio de nota, que já instaurou um processo administrativo para apurar os fatos relacionados à morte cerebral do cadete Renan Mendonça Borges Gama, de 23 anos. No entanto, segundo o Exército, até o momento não foi recebida nenhuma denúncia sobre maus-tratos por parte de militares ou de omissão de socorro à vítima.
"O exercício que foi realizado pelo cadete Gama teve também a participação de mais de 400 cadetes do 3º ano em dois turnos, com duração de cinco dias cada turno, sem nenhum outro caso grave. O Comando da AMAN está consternado com ocorrido, mas esclarece que não houve omissão de socorro. Cabe ressaltar que as atividades realizadas durante o exercício estavam rigorosamente previstas no Plano Geral de Ensino desta Academia, tendo sempre o acompanhamento de equipe médica.", diz trecho da nota.

Em entrevista ao portal G1 , Pedro Luiz Nascimento Motta, vizinho da família de Renan em São Gonçalo, disse que o cadete foi internado no dia 24 de setembro com falência renal e teve a morte cerebral atestada na terça-feira, quando sofreu a ruptura de uma veia no cérebro. Pedro Luiz denunciou que, em conversa com outros cadetes, soube que Renan participava com um grupo de um exercício de campo em que são realizadas várias atividades militares por períodos de três a cinco dias. Segundo vizinho, cadetes disseram que Renan começou a se queixar de dores durante os exercícios e informou o problema aos superiores, mas não teria recebido atendimento.

O Exército confirmou, no início da noite da terça-feira, que o cadete teve morte cerebral. O aluno do 3º ano do curso de artilharia passou mal no dia 24 de setembro após retornar de um exercício. Segundo nota da Aman, o cadete foi encaminhado ao Hospital Escola da Academia. Após exames preliminares, ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Samer, também em Resende, no Sul Fluminense. O hospital ainda não se pronunciou sobre qual foi a causa da morte.

A Aman também informou na época da internação que os médicos trabalhavam com três hipóteses: Leptospirose, Febre Maculosa ou Rabdomiólise, síndrome que compromete o tecido muscular. Todas apresentam sintomas iniciais parecidos, como febre, náuseas, vômitos, dores musculares e dores de cabeça.

"Naquele hospital, foram realizados exames que constataram um comprometimento dos sistemas hepático e renal, além de focos infecciosos pulmonares. Por volta das 10h do dia 25 de setembro, o cadete foi submetido a hemodiálise e tratamento com antibióticos, a fim de reduzir os focos infecciosos", diz trecho da nota divulgada após a internação do cadete. "