The blog that will turn the world around... click here to check it!

PAREDES VERMELHAS de João Albuquerque The blog that will turn the world around...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Praxes continuam na Academia militar.. apesar de negarem! Violence still in the Military Academy in Portugal although they deny!

Pois é... chovem comentários a referir que é tudo história do passado... mas curiosamente, numa pequena pesquisa pela net encontra-se um pouco de tudo.. será que ninguém vê que só os casos com sequelas visíveis e graves aparecem a público e que os outros todos que marcam para sempre ficam por lá escondidos?

"Praxe na Academia Militar força internamento de aluna - 12 de Fevereiro de 2010"
Note-se que é notícia no DN e que reforça a existância de praxes habituais entre cadetes mais velhos e mais novos, mesmo havendo dever de submissão entre hierarquias militares.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1754608
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/cadete-sofre-traumatismo-craniano-em-praxe-violenta

Então? Situações continuadas de abusos verificam-se por pesquisas na net.
"A praxe em instituições militares de ensino, considerada uma forma de reforçar o espírito de corpo e coesão entre os alunos, também já provocou o internamento de cinco alunos do Colégio Militar, em Fevereiro de 2009. "
"O resultado da inspecção extraordinária ao Colégio Militar e Pupilos do Exército, enviado ao Ministério Público, é peremptório. "Há distinção entre os castigos com fins educativos inseridos no poder-dever de educação e correcção atribuído aos graduados e as situações de crime de maus tratos", refere o documento, citado pelo "Público".
Segundo o relatório, os factos ocorridos de maus tratos "carecem de actuação imediata", visto estar em causa a " todo o momento" a "integridade física dos jovens alunos confiados à guarda do Estado".
"Na Internet há relatos de praxe em Forças Armadas de vários países em 2008 terão provocado a morte directa 15 soldados russos, mais de 200 ter-se-á suicidado na sequência das mesmas. O que quase aconteceu com Cláudia Brito. A primeira mulher da escola prática de Infantaria em Mafra, alegadamente vítima de uma praxe violenta. Em estado de choque com equimoses nódoas negras por todo o corpo inclina a cabeça, resultado de pontapé Zi coronhada as aparentando estar na iminência de um ataque cardíaco ou o ou um a vicia. Foi assim que no dia 19 de Novembro chegou às urgências do Hospital de Barcelos. Já no início deste ano também uma Cadete da escola muito tarde foi internada com um traumatismo craniano provocado por uma praxe violenta.(...)  Mas certo é que estes rituais são tão antigos como as próprias instituições"
RTP 2/Junho/2011

Bom... Há muito espaço para continuar e não pararei... espero que contem também as vossas experiências de forma a que se tomem decisões acertadas na infância ou adolescência de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente, divulgue e fale. Denuncie. Os Segredos do Mundo são para si!
Peço o favor de não utilizarem termos menos próprios, sob a hipótese de o comentário ser removido. Comentários ofensivos pessoais para o autor do blog, como se tem vindo a verificar, são também desconsiderados, visto que o objectivo deste blog é difundir e denunciar atitudes menos próprias, que se passam no interior de instituições como estas.